29 de ago. de 2009

Capítulo determinante.

Dizem que a ética é inerente ao ser humano, porém a história consegue comprovar o completo oposto.

Ética vem do grego ethos, palavra equivalente à morada. Portanto, a ela era praticada na esfera privada do ser humano, limitando-se à sua casa. Ao longo do tempo, a ética por várias vezes associou-se e distanciou-se da politica, sendo os últimos anos marcados pelo seu afastamento. As relações humanas também perderam boa parte da sua 'eticidade'.

Atualmente vive-se em um mundo onde a ética é pouco visada, predominando o pensamento maquiavélico de que 'os fins justificam os meios', sendo as ações motivadas pelo egoísmo e egocentrismo, visando o individuo por si só e não a sociedade como um todo. A luta pela conquista do equlibrio foi abandonada, parte pelo determinismo inevitavel do ser humano, parte pela vida moderna, que impossibilita o homem de pensar sobre sua existência, seu meio e sua contribuição para o mundo como um todo. Outro fator importante para a transgressão da ética é a colocação das morais religiosas acima da moral ética, tornando um assassinato, por exemplo, justificável na visão da moral religiosa que é aceita e seguida.

E, apesar de conformista, a visão desse texto permite concluir que a ética é apenas um conjunto de normas criadas para que a covivência social não se torne anarquica ou primitiva, visto que a natureza do ser humano não é aceitar a ética de forma instintiva, sendo ela assimilada apenas pela razão, esta outra também ignorada por muitas vezes pelo homem.

10 de ago. de 2009

Journey - quem sabe, sabe.

Estava a me lembrar de um dia qualquer, sem data especifica, a uns dois ou três anos atrás. Jamais pensei que me lembraria do momento exato, da cena exata, que hoje se repete como um gif bizarro na minha cabeça.

Como apagar memórias incomodas? Não sei. Aliás, não sei nem porque essa memória em especifico me atormenta, sendo que tantas outras causariam efeito pior.

Provigil às avessas: dormir e não acordar mais.

3 de ago. de 2009

foi quando eu percebi que queria ser heterônima de mim mesma, e ter a minha Lisboa para revisitar.