29 de ago. de 2009

Capítulo determinante.

Dizem que a ética é inerente ao ser humano, porém a história consegue comprovar o completo oposto.

Ética vem do grego ethos, palavra equivalente à morada. Portanto, a ela era praticada na esfera privada do ser humano, limitando-se à sua casa. Ao longo do tempo, a ética por várias vezes associou-se e distanciou-se da politica, sendo os últimos anos marcados pelo seu afastamento. As relações humanas também perderam boa parte da sua 'eticidade'.

Atualmente vive-se em um mundo onde a ética é pouco visada, predominando o pensamento maquiavélico de que 'os fins justificam os meios', sendo as ações motivadas pelo egoísmo e egocentrismo, visando o individuo por si só e não a sociedade como um todo. A luta pela conquista do equlibrio foi abandonada, parte pelo determinismo inevitavel do ser humano, parte pela vida moderna, que impossibilita o homem de pensar sobre sua existência, seu meio e sua contribuição para o mundo como um todo. Outro fator importante para a transgressão da ética é a colocação das morais religiosas acima da moral ética, tornando um assassinato, por exemplo, justificável na visão da moral religiosa que é aceita e seguida.

E, apesar de conformista, a visão desse texto permite concluir que a ética é apenas um conjunto de normas criadas para que a covivência social não se torne anarquica ou primitiva, visto que a natureza do ser humano não é aceitar a ética de forma instintiva, sendo ela assimilada apenas pela razão, esta outra também ignorada por muitas vezes pelo homem.

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